A Tramontina conquistou o segundo lugar no ranking das Marcas Mais Fortes do Brasil 2022, segundo análise da Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta proprietária da WPP, de gerenciamento de marca e banco de dados, considerado um dos maiores estudos globais sobre as percepções do consumidor em relação às marcas. O resultado foi apresentado neste mês em São Paulo.
O estudo apresentou Nubank na liderança e Tramontina na segunda posição. Foram 16 mil entrevistados ao longo do segundo semestre de 2021, abrangendo mais de 1,6 mil marcas. Esta é a estreia da companhia entre as três primeiras marcas da categoria neste prêmio.
Mas além desse destaque nacional, a marca da Serra também divulgou dados sobre as exportações. E elas são parte importante da linha churrasco, da Tramontina. Só em 2021, representaram 6% de 45% das vendas da empresa fora do país.
O grande volume exportado é para o mercado alemão, além da Inglaterra e Argentina. São mais de 2 mil pontos de churrasco Tramontina no continente europeu, mais de 600 somente na Alemanha. Por lá, os espetos e as facas para churrasco são os líderes de venda. Até por isso a Tramontina participa neste fim de semana da feira Spoga Gafa, em Colônia, na Alemanha. O retorno à Spoga Gafa gera estímulo para a marca, que vê na feira um dos principais ditadores de tendências do segmento.
A previsão é de um crescimento acima de 20% das vendas da linha de churrasco da companhia em 2022, considerando mercado interno e externo.
E as expansões não param por aí. A entrada no mercado norte-americano também já é uma realidade. Recentemente, a marca patrocinou duas equipes - uma brasileira e uma norte-americana - no famoso Rodeio de Houston, no Texas.