Três sócios caxienses da startup Arrow Mobility estão por trás de um projeto grandioso que já tem mais de 100 vans elétricas vendidas para a Unidas, uma das maiores empresas de terceirização de frotas e locadora de automóveis do Brasil. Sediada no bairro Bela Vista, com 33 funcionários, a marca tem planos de expansão para poder iniciar a fabricação destes veículos encomendados. A previsão é que fiquem prontos ainda neste ano. Para a montagem das unidades será preciso ampliar ou mudar a sede de endereço e ainda contratar profissionais para a operação, já que a Arrow Mobility é uma empresa formada atualmente, essencialmente, por engenheiros.
A empresa e o projeto de eletrificação automotiva foram apresentados nesta semana na prefeitura, quando também foi manifestada a intenção da empresa em ampliar investimentos em sua estrutura produtiva. A apresentação foi conduzida pelos sócios Julio Balbinot, responsável pelo marketing, Jocelei Salvador, pela engenharia e Marcelo Simon, desenvolvedor de negócios.
A startup foi fundada em 2020 e a ideia de projetar o veículo de carga foi inspirada na explosão da demanda de entregas do e-commerce naquele ano. De acordo com os gestores, o foco da startup é o desenvolvimento de veículos elétricos para este mercado específico, segmento que já representa 12,5% do varejo total no Brasil e apresenta potencial sustentável de expansão.
— Começamos com uma empresa de engenharia, vendíamos serviços. Olhando para o nosso time interno, vindo de várias empresas tradicionais no segmento automotivo da região, vimos a capacidade de desenvolver um produto próprio dedicado ao e-commerce. O fato de ser elétrico é só uma parte da inovação, porque nosso projeto é muito mais focado em eficiência — destaca Balbinot.
Segundo o sócio, a proposta é que esta van tenha recursos tecnológicos para entregar 50% a mais de pacotes por dia do que um veículo tradicional.
— É o que vai compensar a compra de um veículo elétrico. Não se trata apenas de aumentar a capacidade de carga mas, conversando com as empresas do segmento como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza... identificamos quanto tempo a carga fica parada. Entendemos esses problemas e propusemos um veículo que ajudasse a resolver essas "dores" — conta.
Até o nome da companhia Arrow Mobility (tradução em inglês para flecha) remete a esta agilidade que deverá ser proporcionada por plataformas exclusivas. Batizado de Arrow One, o veículo possui um sistema patenteado, o One Shot Loader, que permite o carregamento das mercadorias com apenas um movimento, agilizando as entregas, e também a transformação da van para transporte de passageiros. Segundo os representantes, o sistema reduz em 60% o tempo do processo.
Outra novidade do modelo é o conceito de “Walk-in Van”. Inédito no Brasil, ele permite que o motorista tenha acesso à carga sem precisar descer do veículo. Com uma capacidade de carga de 17 metros cúbicos, 50% acima de uma van tradicional, a Arrow One tem 250 quilômetros de autonomia, frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas. O design do veículo também é inovador:
— A gente quer que, quando o veículo passe na rua, ele, realmente, chame a atenção. Daí tu fica na dúvida se é uma van, um ônibus, um caminhão, uma nave espacial... Gera essa curiosidade e tem a propaganda da marca na lateral, o que acaba gerando um lead positivo (atração de público) para a empresa — conta o responsável pelo marketing.
Para que esses veículos possam ser vistos na rua ainda faltam algumas etapas, já que os sócios pretendem fazer com que esta van seja a primeira elétrica a rodar no país. O projeto está em estágio de prototipagem para depois os veículos passarem por testes e a homologação que vai autorizar a fabricação e a entrega dos veículos já comercializados.