Um dos momentos mais esperados do ano para produtores e consumidores de vinhos ocorreu no último fim de semana, com a revelação dos produtos mais representativos da safra mais recente. Mais de 3 mil apreciadores degustaram simultaneamente as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos de 2021.
A 29ª Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE), destacou, mais uma vez, a qualidade dos produtos da Serra que ficou em evidência já que os 16 vinhos selecionados eram de vinícolas da região.
A apreciação dos vinhos contou com comentário de convidados especiais, tanto de especialistas do mundo do vinho, como artistas, e até a jogadora de vôlei Fernanda Garay.
Regina Vanderlinde (foto), vice-presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho OIV no Brasil, e Rogerio Dardeau, professor e escritor especialista no tema, estavam entre os comentaristas, mas foram também os grandes homenageados da noite com o Destaque Enológico 2021 e o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro, respectivamente.
Produtos degustados:
Vinho base para espumante: Valmarino (Chardonnay e Pinot Noir) e Chandon do Brasil (Chardonnay)
Vinho base para espumante rosé: Salton (Chardonnay e Pinot Noir)
Vinho branco fino seco não aromático: Casa Valduga (Viognier) e Pizzato (Chardonnay)
Vinho branco fino seco aromático: Campestre (Sauvignon Blanc) e Mioranza (Moscato branco)
Vinho rosé fino seco: Casa Venturini (Tannat)
Vinho tinto seco jovem: Salvattore (Merlot)
Vinho tinto fino seco: Dal Pizzol (Cabernet Franc), Hortência (Tannat), Casa Perini (Cabernet Sauvignon), Almaúnica (Tannat), Aurora (Alicante Bouschet), Miolo (Touriga Nacional) e Don Guerino (Tannat, Teroldego, Malbec, Cabernet Franc e Merlot)