
Cerca de 60% da produção de calçados do primeiro bimestre de 2022 está sendo encaminhada na Zero Grau. É o que indica a organização da feira que marca a semana em Gramado e termina hoje.
A edição deste ano está com 220 expositores, representando cerca de 800 marcas. A lotação dos corredores, estandes e áreas de convivência da feira de calçados e acessórios está chamando a atenção e serve de termômetro de como deve se comportar este mercado nos próximos meses:
— Estamos assistindo um renascimento das grandes negociações entre a indústria e o varejo aqui nos pavilhões — apontou Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do primeiro evento presencial do setor neste ano.
Os números mostram que a feira dobrou de tamanho em metragem quadrada. Foram comprometidos cerca de 9 mil metros quadrados do Serra Park. Isso refletiu também no número de lojistas e de importadores que triplicou. As catracas mostraram que os primeiros dias da feira do ano passado tiveram 2,5 mil visitantes. Neste ano, já passaram mais de 7 mil pessoas. Os importadores eram 20 e agora são 58. Os expositores ainda não divulgam números de pares ou mesmo cifras resultantes da feira, mas adiantam que boa parte da produção para o inverno do ano que vem foi encaminhada.
– As fábricas estão com o primeiro bimestre de 2022 com as esteiras cheias. Os lojistas garantiram que vieram para comprar. Muitos fizeram compras também para as demandas de final de ano – aponta o promotor.
Um dos destaques da feira deste ano foi o projeto Onno Place em parceria com a Linx|Seta Digital e patrocínio da Fedex Express. É a primeira vez de uma loja online na feira, apostando na integração entre a indústria e o varejo.