Depois do varejo apresentar resultados positivos nos últimos meses, impulsionado por datas comemorativas e também pela queda nas temperaturas, o Dia dos Pais deverá dar sequência ao bom momento. Pesquisa realizada pela CDL Caxias na última semana mostra um aumento de 31,3% nas vendas para a data, que é comemorada no próximo dia 8.
O índice leva em conta o aumento de 26% nas intenções de compra e de 4,2% no tíquete médio, que passou de R$ 188,48 para R$ 196,33 neste ano.
— Um dado que chama a atenção neste ano é de que 66,4% já sabem o que querem comprar. Esse é mais um indicativo de que, aos poucos, a crise econômica vai ficando para trás, e permite um planejamento e uma maior confiança do consumidor — acredita o gerente administrativo financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri.
Itens de vestuário e moda (49%), calçados (15%) e perfumes (10%) seguem no pódio da preferência dos consumidores. A pesquisa de intenção de compras foi realizada com 793 caxienses entre 22 e 24 de julho.
Em Bento
A pesquisa da CDL de Bento Gonçalves também aponta que os lojistas estão animados com a data comemorativa no segundo domingo de agosto.
De acordo com o levantamento que ouviu mais de 50 lojistas, a expectativa é de aumento de 10% a 30% nas vendas em relação ao ano passado, quando a pandemia estava em um momento que impunha mais restrições de funcionamento e acesso ao público.
Entre os entrevistados, há comerciantes ainda mais otimistas, que acreditam em números de 50% a 70% maiores no comparativo com 2020.
As vendas de presentes para o Dia dos Pais devem ter tickets médios de R$ 60 em Bento. Itens ligados ao setor de vestuário e calçados devem se sobressair principalmente pelas baixas temperaturas do período que antecede o Dia dos Pais.
Para garantir os bons negócios, os lojistas estão concentrando forças em ações promocionais. Além da decoração de vitrines, a CDL está atuante na campanha Abrace Bento, para incentivar a compra no varejo local.