A confiança do comerciante caxiense e de cidades do entorno para 2021 chama atenção em pesquisa feita pelo Sindilojas. A maioria acredita em crescimento nos seis primeiros meses do ano. Essa é a perspectiva de 81,4% dos empresários que responderam ao levantamento, realizado de 21 de janeiro a 2 de fevereiro, com a participação de 114 comerciantes dos municípios da base territorial do Sindilojas Caxias, que inclui São Marcos, Flores da Cunha, Antônio Prado e Nova Pádua.
O otimismo ocorre logo depois do varejo ser um dos setores mais atingidos pelas restrições impostas pela covid-19, inclusive com o fechamento de negócios tradicionais. Ao comparar as vendas de 2020 com as de 2019, 70,2% dos entrevistados afirmaram que diminuíram as vendas, em média, entre 20 a 30%.
Para manter as perspectivas de crescimento neste ano, 34,5% dos empresários apontam que vão precisar de ajuda do governo para obter capital de giro; 15% pedem a volta do programa de auxílio emergencial; outros 14,2% querem a manutenção das medidas emergenciais de emprego e renda editadas para 2020; e 11,5% citam a isenção de IPTU.
_ Os dados são reveladores e servem como parâmetro para orientar a retomada em 2021 diante da definição da vacinação e a perspectiva de desenvolvimento da economia _ aponta a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini.
Cabe ressaltar que a maioria das empresas é de pequeno porte com, no máximo, cinco funcionários (66,7%). Em 2020, 85,8% das empresas que participaram da pesquisa registraram o faturamento de até R$ 4,8 milhões. O segmento de vestuário foi o mais representativo com 31,6% dos entrevistados.