O polo moveleiro de Bento Gonçalves divulgou novos números nesta semana com crescimento de 6% em seu faturamento. Os dados são de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, e confirmam retomada gradual do setor. Embora o faturamento real ainda esteja em patamares negativos, o trimestre de julho a setembro colocou a indústria moveleira nos níveis de produção e empregos pré-pandemia, que estavam em crescimento. Atualmente, o polo é responsável por 28% do faturamento do Estado.
Contudo, a diretoria do Sindmóveis destaca que o cenário ainda desperta preocupações especialmente pelas incertezas políticas e econômicas, ressaltando os riscos de uma segunda onda da pandemia e a situação fiscal brasileira. Outra fonte de dificuldades vem do aumento significativo dos custos e atrasos no abastecimento de insumos.
Movelsul com rodadas de negócios virtuais
Uma ação que teria ocorrido em março, se a Movelsul Brasil não tivesse sido adiada para 2022, está ocorrendo agora, até o dia 20 de novembro. Empresas de 25 países participam de rodadas de negócios virtuais. A ação foi aberta a empresas expositoras e associados dos Projetos Orchestra Brasil e Raiz, conduzidos pelo Sindmóveis com aporte da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A iniciativa tem como objetivo não apenas a manutenção das redes de contatos e cadeias de valor, mas também a geração de novas parcerias comerciais.
Ao todo, as rodadas terão a participação de 84 compradores estrangeiros e 110 lojistas nacionais negociando com 60 empresas de móveis, 21 fabricantes de insumos e 20 estúdios de design brasileiros.
Leia também
Marcopolo fará férias coletivas