A Marcopolo iniciará as férias coletivas em 28 de dezembro, com datas de retorno específicas para cada unidade. As operações de Ana Rech e da San Marino, em Caxias do Sul, retomam as atividades em 7 de janeiro de 2021.
Em função da programação de demanda e do mix de produtos, alguns colaboradores poderão voltar ao trabalho somente em 18 de janeiro. O que já está definido é que os colaboradores da fábrica de São Mateus, no Espírito Santo, voltarão ao trabalho em 18 de janeiro.
O período de férias de 10 dias para a maioria dos profissionais de Caxias é o mesmo do ano passado e atinge cerca de 9 mil trabalhadores. Em 2019, levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) apontava que cerca de 70% das empresas da categoria concederiam férias no final do ano. A entidade ainda não fez o levantamento neste ano.
Mesmo que a paralisação das atividades no início da pandemia tenha feito as empresas anteciparem férias, a baixa demanda em alguns segmentos, como o de ônibus, explicam a manutenção da tradição de parar a produção neste fim de ano novamente.