A Marcopolo vai fornecer 199 novos ônibus que serão incorporados à Rede Integrada de Transporte Coletivo de Curitiba. O lote é composto por unidades dos modelos Torino, com motorização traseira e dianteira, Torino Express (articulado) e Viale BRT biarticulado, configurados para a operação em diferentes categorias de linhas, divididas em Corredores Expressos, Integração Linha Direta, Integração Interbairros e Integração Alimentador.
Os veículos, que juntos têm capacidade de transportar mais de 17 mil passageiros, atendem aos padrões de segurança e ambientais necessários e estabelecidos pela Urbanização de Curitiba S.A. (URBS), empresa responsável pela gestão do sistema de transporte.
Segundo Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, a parceria com as empresas de Curitiba e com a URBS foi fortalecida desde que a fabricante instalou, em julho do ano passado, uma filial no estado.
— Alinhado com a nossa estratégia e posicionamento, ficamos mais próximos dos clientes para acompanhar a modernização e as inovações efetuadas no sistema de Curitiba e melhor atender às demandas de mobilidade — analisa o executivo.
A Marcopolo foi a primeira fabricante de carrocerias de ônibus a participar e fornecer modelos diferenciados para o sistema de transporte urbano de Curitiba, na década de 1970. Atualmente, o sistema de Curitiba é composto por cerca de 1.250 ônibus, que transportam 1,23 milhão de passageiros por dia. O sistema conta atualmente com 254 linhas urbanas operadas por três consórcios.