A Receita Federal deflagrou nesta semana uma operação especial de fiscalização de pessoas físicas. Ao todo, serão realizadas 87 auditorias no Estado e a estimativa é de recuperar R$ 200 milhões em tributos. Pelo menos 31 auditorias serão feitas pela delegacia de Caxias do Sul, segundo o delegado Nilson Sommavilla Primo. Ele ressalta, porém, que algumas dessas fiscalizações podem ser feitas por agentes da Serra em outras regiões do Estado, assim como delegacias de outras áreas podem verificar a situação de contribuintes da área de Caxias, que abrange 51 municípios. As intimações já estão sendo encaminhadas.
Nilson adianta que a maioria das irregularidades encontradas na Serra é de movimentação financeira incompatível com os rendimentos declarados, seguida da manobra de ganho de capital. Mas há também casos de omissão de rendimentos vinculados à atividade rural, embora o delegado ressalte que esse tipo de ocorrência é mais comum na área da delegacia de Passo Fundo.
De forma simultânea à operação especial, até o final de abril, a receita também vai verificar inconsistências e omissões em mais de três mil contribuintes que tiveram a declaração retida na malha fiscal. As principais inconsistências apuradas são omissão de rendimentos, despesas médicas e omissões de aluguéis.