O gasto nos quatro dias de folga do Carnaval varia de família para família. Algumas investem em fantasias e em curtir a folia em programações do Rei Momo. Outras apenas em viajar para praias, roteiros turísticos ou casas de familiares. O fato é que são quatro dias de custos extras ao bolso.
Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que o gasto médio do brasileiro durante o Carnaval deve ser de R$ 633,97. Há quem desembolse muito acima. Outros, muito abaixo. O estudo indica que 62% dos brasileiros – ou seja, seis em cada 10 pessoas – estão caindo na folia no feriado prolongado.
Entre os produtos mais procurados destacam-se as bebidas – como cervejas, drinks, água, sucos, energéticos e refrigerantes –, além de comidas ou lanches fora de casa e itens para churrasco. Já fantasias e adereços foram citados por 28% dos entrevistados.
Dados apontam que 39% dos clientes saíram de suas cidades na data, enquanto 31% aproveitam as comemorações no lugar onde moram e 20% ficaram em casa. Os locais de hospedagem mais citados são: casa de familiares e amigos (37%), hotéis ou pousadas (28%) e apartamentos, sítios ou casas alugadas (16%). Que a empolgação com o Carnaval não comprometa as finanças.
Leia mais: