"É uma Disney."
Assim o presidente do Conselho de Administração da centenária Tramontina define a T factory store, em Carlos Barbosa, nova loja-conceito de R$ 30 milhões que busca aproximar a fabricante de artigos de cutelaria e de utilidades para o lar do consumidor e propiciar experiências a apreciadores da boa mesa, de receber e de organizar.
A analogia de Clovis Tramontina – neto dos fundadores do conglomerado – ao parque de diversões norte-americano faz muito sentido.
O ponto de vendas de 4 mil metros quadrados nasce como o maior varejo do grupo (são 13 no total, sendo três no Exterior), superando em 600 metros quadrados a TStore, em Farroupilha, inaugurada em 2016, que já consolidou-se como parada turística da Serra.
Circular pela nova operação, situada nas imediações da igreja matriz de Carlos Barbosa, é aguçar o olhar para um universo de 10 mil itens – evidenciando a diversidade das 10 fábricas da grife –, de panelas a frigideiras, de churrasqueiras a faqueiros, de carrinhos elétricos a móveis externos, divididos pelos temas/segmentos: mobiliar, servir, equipar, festejar, preparar, temático, cortar, reparar, divertir e aproveitar.
Até a simples visita ao café e ao banheiro tornam-se uma experiência. O bloco de toaletes femininos é composto por amplas orquídeas que emolduram uma das paredes, colheres como puxadores de portas e um aparato de espelhos e bancadas de encantar as mulheres, a quem Seu Clovis salienta que "a empresa gosta de tratar bem". Em alguns ambientes do grupo, são levadas até de carrinhos para não cansar, por conta do salto alto.
Mais do que a maior loja da Tramontina, a novidade ganha uma boa pitada de nostalgia, já que esse foi o primeiro varejo da marca e está instalado em sua cidade-natal desde 1978, "onde tudo começou". O modesto varejo foi ampliado e repaginado, em quatro anos entre planejamento e execução, e chega agora mais do que duplicado, numa estrutura imponente no centro da cidade. São 53 funcionários no complexo, incluindo 37 na loja e 16 no SAC. Quando a demanda cresce, são "puxados" profissionais das próprias fábricas. Escadas rolantes que dão acesso à loja de Carlos Barbosa são acionadas quando o público se aproxima. Um robô em uma das vitrines dá uma pista da aposta em tecnologia da companhia.
Sorridente e simpático, o empresário deixou a modéstia de lado ao afirmar "nós fazemos bonito".
E fazem mesmo: a Tramontina é um case para o mundo. Tem hoje 8,5 mil funcionários, sendo que mil deles foram incorporados desde 2017.
Como estão os negócios?
– Cumprimos 100% da meta – responde, ao informar que o grupo deve fechar 2018 com crescimento de 12%.
Além de 10 fábricas no Brasil e uma nos Estados Unidos, a marca possui 16 centros de distribuição no mundo, além das unidades de varejo.