Há 25 anos no mercado, a caxiense Arco Componentes Metálicos investiu mais de R$ 1 milhão nos últimos dois anos em maquinário e infraestrutura.
Desde 1993, produz peças metálicas para calçados – num total de 60 milhões de unidades por mês –, fornecendo para marcas como Grendene, Nike, Converse, Dakota e Alpargatas.
Com a desaceleração nesse filão desde o final de 2014, que se intensificou a partir de 2016, a empresa resolveu diversificar a atuação e passa a atender a indústria têxtil.
Para surpreender o nicho da moda, a Arco contratou o designer Roque Frizzo para criar a coleção Cotidiano Urbano, com itens de vestuário que estão sendo apresentados a estilistas de importantes grifes.
– Por lidarmos com materiais usados mais abundantemente em calçados de inverno, sentimos a necessidade de diversificar os produtos e partir para o setor têxtil – explica Patrícia Mattana (foto), 38 anos, publicitária que assumiu a empresa após a morte do pai.
Nos últimos cinco anos, a Arco, localizada no bairro Bela Vista, triplicou a planta fabril e internalizou os processos de acabamento de superfícies e manufatura de moldes e matrizes.