A parceria entre a família Zaffari e a Gazit Brasil (subsidiária do grupo israelense Gazit Globe), em que a primeira comprou da segunda o Shopping San Pelegrino, de Caxias do Sul, já vem sendo costurada e fortalecida há algum tempo.
A holding de shoppings convenceu a rede gaúcha, também já atuante na área de centros comerciais (com marcas como Bourbon e Moinhos), a fixar em 2016 o 2º hipermercado na capital paulista, dessa vez como âncora do Morumbi Town, num investimento de R$ 35 milhões.
O negócio foi alinhavado sete anos antes. Há quem diga que o escritório da Gazit, em São Paulo, exibe como troféu fotos da parceria selada com o grupo do empresário e diretor Claudio Luiz Zaffari. Até porque supermercados se mostram empreendimentos estratégicos como âncoras de shoppings. A primeira loja do grupo Zaffari em São Paulo foi inaugurada em 2008 dentro do Bourbon Shopping, na zona Oeste.
Talvez a nova estratégia da Gazit Brasil, de mirar suas investidas em centros urbanos populosos, ajude a justificar a venda do Shopping San Pelegrino ao Zaffari, que tão bem conhece o mercado caxiense e suas particularidades. Na época, o centro comercial adquirido em Caxias do Sul foi uma decisão do antigo presidente no Brasil da Gazit.
A Gazit-Globe está listada nas principais bolsas de valores do mundo e opera em mais de 20 países com cerca de 500 empreendimentos. No Brasil, está presente em São Paulo e Campinas (SP) com sete empreendimentos, já tirando de seu domínio o San Pelegrino. A parceria entre as duas empresas deve dar ainda mais frutos.