A impressão de quem circula pelo ambiente de negócios e conversa com empresários é de que o pior da crise econômica foi-se embora.
Com bastante cautela e consciência, os executivos já conseguem viver sem sobressaltos, se permitem fazer planos para 2018, mas a retração vivida por três anos deixou lições que, se bem utilizadas, podem qualificar o mercado, criando um ambiente de negócios bom para os dois lados: empresas e consumidores.
A coluna compartilha alguns desses legados, a partir de entrevistas com empresários:
As empresas aprenderam a fazer mais com menos, reduzindo equipes, enxugando custos, evitando desperdício e planejando melhor as receitas e despesas.
É preciso trabalhar mais ou igual para ganhar menos. Ou seja, o lucro reduziu e as marcas se destacam com ações de marketing, estratégias e promoções que representem benefícios ao consumidor.
A longa crise reciclou o mercado. Muitas empresas despediram-se da praça e outras chegaram. Mas não há espaço para amadorismo.
O consumidor tornou-se mais consciente. Compra menos a prazo e por impulso. Pesquisa mais e nunca esteve tão exigente.