O faturamento fraco exigiu que o Ideal Mix, de Caxias, tomasse uma decisão há nove meses que representava um grande desafio: tornar-se um supermercado 24 horas, de segunda a segunda. A novidade foi implementada em outubro de 2015, mas a cada dia mais pessoas descobrem que a cidade tem um empreendimento que não fecha nunca (com exceção de Natal, Ano-Novo e Dia do Trabalhador, por questões de convenção trabalhista).
O resultado dessa inovação pode ser contabilizado em números: de lá para cá, o estabelecimento viu a receita avançar 40%. Precisou criar uma escala com três turnos de trabalho. A equipe saltou de 16 para 45 funcionários. Reforçou a segurança e passou a gastar mais com a conta de luz e água. Mas, mesmo assim, o saldo é positivo.
– Há algum tempo, fui para São Paulo e percebi que a cidade não parava. Percebi que Caxias tinha potencial, mas ninguém tinha coragem, e resolvemos investir em meio à crise e trabalhar bastante – explica Juliano Brembati, que junto com o sócio Marcio Vanolli administra o supermercado.
Por estar localizado em ponto estratégico – na BR-116, km 158, na antiga Madezatti, no acesso aos bairros Cruzeiro e Bela Vista –, o mercado recebe um público variado de consumidores. Desde quem está em casa e falta uma fralda, leite ou precisa reforçar a cerveja para os amigos, até trabalhadores que circulam à noite, como caminhoneiros, taxistas e motoristas de ônibus, que têm necessidade de comprar algum lanche ou itens emergenciais.
A aceitação está sendo tão boa que o Ideal Mix prepara para breve a abertura de um café, para atender à demanda por lanches que vem recebendo. Hoje, o movimento é constante à noite e se equipara já ao do dia. Como o supermercado é completo, com açougue, fruteira e padaria, a tendência é que a iniciativa não só cresça, como se multiplique, com a inauguração futura de uma filial na cidade. Por enquanto, reina praticamente sozinho (junto com a Fruteira Barcelona) na madrugada caxiense.
Caixa-Forte
Caxias tem supermercado aberto 24 horas, de segunda a segunda
Um dos raros empreendimentos a atender de madrugada viu faturamento crescer 40% e planeja a abertura de um café e de uma filial na cidade
Silvana Toazza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project