O trecho pela BR-386 que liga Passo Fundo à Região Metropolitana foi completamente interditado neste domingo (12). O bloqueio fica entre os quilômetros 292 e 325 da rodovia, no município de Marques de Souza. Não há previsão para liberar o trânsito no local.
A interdição foi confirmada pelo ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, após reunião com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
No Twitter, Pimenta escreveu que o motivo para o bloqueio tem a ver com as fortes chuvas que voltaram a afetar o Rio Grande do Sul no fim de semana. Segundo ele, as autoridades entenderam que há riscos de deslizamentos aos usuários que usam a rodovia. "Este trecho passará por análises diárias para que sua liberação ocorra o mais rápido possível", disse.
Neste domingo, a Defesa Civil emitiu alertas de novas inundações nos vales do Caí e Taquari e recomendou a evacuação imediata das áreas de risco. Conforme comunicado, os rios Caí, Taquari e das Antas já estão em cota de inundação e terão "elevação significativa de seus níveis até segunda-feira (13)".
Com o bloqueio na BR-386, restam dois trajetos para Porto Alegre de quem sai do norte gaúcho, sendo as duas via Vacaria (BR-285). Nos dois casos, as viagens passam dos 400 quilômetros de distância e podem chegar a 10h de duração. Na rota usual (via BR-386), o trecho tem 380 quilômetros concluídos em cerca de 4h. Por isso, a orientação é que motoristas só dirijam à Capital em caso de extrema urgência.
No boletim divulgado às 18h deste domingo (12), a Defesa Civil confirmou 143 mortes causadas pelas enchentes que atingem o RS desde os últimos dias de abril. Até o momento, há 125 desaparecidos e 806 feridos em 447 municípios afetados. Acompanhe a cobertura completa em GZH.