O trânsito da RS-324 foi liberado no fim da tarde desta quarta-feira (1) no trecho entre Casca e Vila Maria, no norte gaúcho. O trecho ficou interrompido das 9h às 17h depois que litros de ácido peracético se desprenderam de um caminhão e caíram às margens da rodovia.
A via precisou ser bloqueada totalmente por causa da periculosidade do produto. A carga altamente corrosiva e explosiva é usada para a desinfecção ou esterilização de alguns tipos de materiais. Se inalado, o ácido é extremamente destrutivo para os tecidos das membranas mucosas e do trato respiratório superior, pele e olhos, com possibilidade de causar queimaduras.
Durante a tarde, uma empresa terceirizada retirou os produtos que se soltaram do caminhão, que tem placas de Criciúma (SC). Profissionais da Fepam de Esteio foram ao local para encaminhar a limpeza e a liberação da via.
Enquanto isso, o trânsito fluiu por desvios, através da rodovia que vai até Santo Antônio do Palma e, após Gentil, dá acesso à BR-285, e pela estrada de acesso a Silva Jardim até a Linha 20 Parizzi, que conecta novamente a ERS-324, já em Vila Maria.