O trecho entre Passo Fundo e Marau, na RS-324, no norte gaúcho, registrou quase o dobro de tombamentos de caminhões em um ano, de acordo com dados do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). No primeiro semestre de 2023, foram nove tombamentos registrados. No mesmo período do ano passado, foram cinco. Nenhum deles registrou morte.
Neste ano, dos nove tombamentos no trecho, dois tiveram lesões corporais e outros sete registraram apenas danos materiais, segundo dados do CRBM. Em todo 2022, no entanto, o número de acidentes com lesões corporais foi maior, com seis casos, e cinco de danos materiais. Em todo o ano passado, foram 11 tombamentos registrados na rodovia.
De acordo a comandante do 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, capitã Neusa Mosi Antunes Martil, a maioria dos acidentes ocorre por excesso de velocidade.
Segundo a capitã, a maior incidência dos tombamentos é no quilômetro 92, próximo a um motel entre Passo Fundo e Marau.
— As curvas nesta rodovia são bem acentuadas, mas existe um abuso de velocidade. Não tivemos tombamento com morte, mas esse ano aumentaram os sinistros com danos materiais. Os tombamentos são de veículos pesados e grandes, de carga — aponta.
Atenção do motorista e condução do veículo dentro do limite de velocidade permitido são as orientações da polícia para evitar novos tombamentos.
— Os motoristas precisam andar em uma velocidade compatível. Nós sempre pedimos atenção aos condutores para as curvas. Tentamos evitar com presença ostensiva, mas, infelizmente, muito é da conscientização do condutor — completa a capitã.
Outros pontos de segurança na pista, como falta de acostamento em alguns trechos da rodovia e possibilidade de mais pista dupla, também são lembrados pela capitã.
— Todo melhoramento de rodovia implica em mais segurança — diz.
Congestionamentos
Além da preocupação pela integridade dos motoristas, o tombamento pode acarretar em congestionamento, o que pode comprometer o fluxo de trânsito e a rotina das pessoas que viajam.
Segundo a capitã Neusa, em muitos casos registrados na RS-324, os congestionamentos chegam a ser quilométricos. Em outros, acontece dos caminhões pernoitarem às margens da rodovia, para serem retirados no dia posterior ao acidente.
— Como é uma rodovia de fluxo intenso, toda intervenção acarreta em congestionamento quilométrico. A retirada de um veículo de carga nunca é muito rápida. Por vezes, envolve mais de um guincho — conta a capitã Neusa.
Em números
Tombamentos na RS-324
De janeiro a junho de 2022
- Com danos materiais: 2
- Com lesões corporais: 3
- Total: 5
De janeiro a junho de 2023
- Com danos materiais: 7
- Com lesões corporais: 2
- Total: 9