Pelo menos 18 linhas de ônibus da empresa de transporte coletivo Coleurb terão seus trajetos alterados durante a procissão de São Cristóvão, neste domingo (23), em Passo Fundo.
Segundo a companhia, os desvios estão previstos para as ruas que recebem a celebração, como o trecho da Avenida Brasil no bairro Boqueirão. Os veículos participantes seguem até o cruzamento com a Avenida Sete de Setembro e continuam o caminho em direção à Paróquia São Cristóvão, no bairro de mesmo nome.
Parte da Avenida Brasil ficará reservada para a passagem dos fiéis. Por isso, a orientação é que os passageiros façam o embarque e desembarque nas "paradas-espelho", ou seja, os pontos identificados na via oposta.
Linhas de ônibus que mudam com a procissão de São Cristóvão
- São Cristóvão – Vera Cruz
- São José - Edmundo Trein
- Jerônimo Coelho - UPF
- Operária – Petrópolis
- Vila Luiza – Prefeitura
- Hípica – Planaltina
- Bom Recreio - Loteamento Umbú
- São João - Praça Tamandaré
- Ricci – Garden
- Operária – São Cristóvão II
- Santa Marta – Entre Rios
- Lucas Araújo – Parque Farroupilha
- Nenê Graeff - Petrópolis - (via Teixeira Soares)
- Centro – Maggi
- São José - São Cristóvão
- Santo Antônio - Donária
- Centro - Roselândia
- Parque Industrial – UPF
Segundo a Coleurb, as rotas voltam ao normal depois do fim da procissão. A Codepas, que também opera no município, informou que não prevê alterações em suas linhas.
Orientações aos motoristas
Já é tradição que motoristas com caminhões, tratores, carros e motos se reúnam desde cedo na saída para a RS-153, no bairro Boqueirão, em preparação à procissão.
Todos os anos, são esperadas, em média, 5 mil pessoas para a celebração de São Cristóvão de Passo Fundo, em homenagem ao santo e aos dias do Agricultor e do Motorista.
Por isso, a recomendação da Guarda de Trânsito é que os motoristas que não participam do evento busquem caminhos alternativos para desviar do tráfego intenso durante a procissão.