Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta terça-feira (12) prendeu preventivamente, em Passo Fundo, um homem investigado por se passar por policial federal para extorquir estrangeiros. Além do mandado de prisão, os agentes também cumpriram dois mandados de busca e apreensão no município do norte do Estado e em Garibaldi, na Serra.
A investigação teve início em maio de 2024, quando um estrangeiro de origem senegalesa relatou que teria recebido mensagens de um homem que se apresentava como policial federal. Ele teria exigido valores para, supostamente, regularizar a situação migratória do senegalês, sob pena de extradição.
A apuração apontou que o investigado — que possui antecedentes por roubo qualificado e estava recolhido ao Presídio de Passo Fundo à época do crime — praticava os golpes com o uso de celular, extorquindo estrangeiros com falsa identidade de agente da PF.
Os valores da extorsão seriam remetidos para uma conta bancária mantida pela irmã do investigado, que também é alvo de ordem judicial.
O objetivo da ação, além do cumprimento dos mandados e da prisão preventiva, é buscar mais elementos sobre os crimes em apuração, bem como identificar outras possíveis vítimas.
Os investigados — que não tiveram os nomes divulgados — responderão pelos crimes de falsa identidade e extorsão, podendo ser condenados a até 14 anos de prisão.