A Receita Federal apreendeu na tarde da sexta-feira (6), em Passo Fundo, no norte do RS, uma carga de vinhos que iria para São Paulo por via aérea. A suspeita é de que a bebida tenha vindo do município de Ijuí, e há indícios de descaminho — que consiste na venda de mercadorias importadas sem pagar impostos.
Conforme agentes da Receita, a carga de 178 garrafas seria despachada no aeroporto de Passo Fundo com destino a Taubaté, no interior paulista, e esta é a primeira vez que produtos de descaminho são apreendidos prestes a serem encaminhados por via aérea em Passo Fundo.
De acordo com o código penal brasileiro, a prática de descaminho por transporte aéreo, marítimo e fluvial tem pena dobrada, podendo chegar a oito anos de prisão.
As bebidas apreendidas foram encaminhadas para a Receita Federal.
Segunda apreensão em 10 dias
No dia 28 de agosto a Receita Federal realizou uma operação em Passo Fundo e apreendeu cerca de três mil garrafas de bebidas alcóolicas. Todas foram recolhidas por não terem comprovação de origem, indício de descaminho.
As bebidas foram apreendidas em quatro estabelecimentos comerciais. Em alguns deles, quase todos os produtos das prateleiras eram de origem estrangeira. As bebidas foram apreendidas e encaminhadas para a Universidade Federal de Santa Maria, onde passarão por processo químico e serão transformadas em outros produtos de álcool.