Uma operação da Receita Federal apreendeu itens com suspeita ou indício de importação irregular em cinco lojas de Passo Fundo na tarde desta quarta-feira (28).
A ação combate descaminho, delito que consiste em vender mercadorias importadas sem pagar impostos. A ação foi realizada pela Receita Federal de Santa Maria e de Passo Fundo, e contou com o trabalho de 15 agentes.
Durante a operação, foi constatado que quatro dos cinco locais abordados no centro da cidade estavam ilegais. A Receita Federal apreendeu bebidas alcoólicas. Um levantamento prévio aponta que foram apreendidas cerca de 3 mil garrafas.
Entre as bebidas alcoólicas, foram apreendidos, na maioria, vinhos e uísques. Segundo o auditor fiscal da Receita Federal, Ataíde Rosa, as bebidas são oriundas de diferentes países como Uruguai, Paraguai e Argentina.
— Agora será realizada uma triagem dessa mercadoria apreendida e depois será aberto o prazo do processo administrativo para as empresas impugnarem o que elas acharem necessário. Após todo o processo legal, onde as empresas podem apresentar as notas e realizar a impugnação, parte dessas mercadorias serão vendidas em leilão e as bebidas destiladas passarão por um processo de reciclagem — explica Rosa.
Ainda segundo o auditor, o enfrentamento do comércio ilegal afeta as empresas que pagam os impostos que tem a tributação dentro da realidade.
— É difícil concorrer no Brasil com quem acaba comprando produtos descaminhados, sem impostos, e vende por um preço mais vantajoso. Muitas vezes o cliente não sabe a origem do produto, compra e acaba alimentando essa indústria de descaminho — afirma.