A Polícia Federal prendeu três pessoas em flagrante por furto qualificado em uma agência bancária de Passo Fundo, no norte do Estado, na noite de sábado (24).
Conforme a PF, os suspeitos teriam aplicado o golpe conhecido como “chupa-cabra”, que ocorre a partir da instalação de um dispositivo para reter o cartão de crédito de clientes em terminais de autoatendimento.
Na fraude, a vítima, correntista do banco, é induzida ao erro para recorrer a um atendimento 0800 falso depois que o cartão fica preso no item instalado pelos criminosos. Ao falar com a falsa atendente, a pessoa passa os dados de sua conta, senha e informações pessoais, o que permite que os golpistas saquem dinheiro de sua conta.
Com os suspeitos, a PF encontrou adesivos autocolantes com um falso número 0800, maquininha de cartão de crédito e um cartão magnético da Caixa Econômica Federal.
A partir do cartão apreendido, foi possível localizar a vítima: uma pessoa idosa que havia sofrido o golpe momentos antes. Ela relatou à polícia que reconheceu os três presos como os homens que estavam na agência enquanto ela tentava usar o autoatendimento e a orientaram a ligar no 0800 para "resolver" a situação.
Os homens foram presos em flagrante pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa, com penas que podem chegar a 11 anos de prisão, aumentadas em um terço em decorrência de se tratar de vítima idosa.
Agora, a Polícia Federal deve confrontar os dados obtidos com outras investigações em andamento para verificar se eles têm participação em outros crimes semelhantes.
O que fazer nesses casos?
A orientação da polícia e dos próprios bancos é desconfiar sempre que uma transação em um caixa eletrônico de autoatendimento der erro.
Antes de procurar ajuda, é importante certificar que o contato está sendo feito em canais oficiais do banco.