Uma mulher de 59 anos e animais foram resgatados em Erval Grande, no norte do RS. O caso de maus-tratos, denunciado de forma anônima, foi flagrado na tarde da quinta-feira (11) em uma propriedade rural na Linha Pranchão.
Quando equipes da Polícia Civil, Brigada Militar e da prefeitura de Erval Grande chegaram na propriedade, encontraram a mulher convivendo com lixo e sujeira, privada de roupas limpas e de alimentação adequada. Ela foi resgatada e encaminhada aos serviços de acolhimento e assistência do município.
Ainda durante a averiguação, a polícia também flagrou crimes ambientais. Cães, porcos e bovinos foram encontrados sem comida ou água. Alguns estavam acorrentados e em estado de grave desnutrição.
Um homem de 52 anos, proprietário dos animais, foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Estadual de Erechim, onde se encontra à disposição da Justiça.
Ainda segundo a Polícia Civil, os crimes flagrados seguem em apuração "para o entendimento completo do caso visando a correta e devida responsabilização". Diante disso, a polícia não informou se a vítima era trabalhadora ou possuía outro vínculo com o local.