Um dos apenados que fugiu da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Passo Fundo em 13 de setembro foi preso na quinta-feira (28), em Carazinho, no norte do RS. O foragido foi identificado como Mateus de Almeida Riva, 34 anos.
Conforme o 3º Batalhão de Polícia de Choque, Riva foi localizado em um apartamento na Avenida Pátria, no bairro Santo Antônio, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no endereço.
Com o suspeito, foram apreendidos uma pistola calibre 9 milímetros, carregadores, munições, três celulares, uma balaclava, algemas e diversos outros itens.
O apenado tem uma extensa ficha criminal, com antecedentes inclusive por homicídio e roubo de veículo.
Fuga
Riva e outro apenado, identificado como Eduardo de Abreu Nunes, 29 anos, fugiram pela porta principal da instituição, em 13 de setembro, após renderem um funcionário com uma faca para terem acesso às chaves. A fuga ocorreu no momento da janta, por volta das 19h30min. O centro de recuperação social funcionava havia cerca de um mês.
Nunes segue foragido. Ele é natural de Marau e cumpria pena de 41 anos em regime fechado por homicídio e tráfico de drogas.
Já Riva, capturado na quinta-feira, também cumpre pena em regime fechado. Ele foi condenado a 59 anos pelos crimes de homicídio e roubos