Nesta terça-feira (14), a 1ª Vara Criminal da Comarca de Passo Fundo, no norte do Estado, condenou 19 pessoas investigadas na primeira fase da Operação Fim da Linha. As condenações foram pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e corrupção de menores; somadas, as penas ultrapassam os 430 anos de prisão.
A operação foi deflagrada em fevereiro de 2022, pela Delegacia de Repressão de Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo, com objetivo de combater os crimes de organização criminosa, tráfico, lavagem de dinheiro, comércio ilegal de armas de fogo e contrabando de cigarros.
Ainda na primeira fase, devem ser julgados réus da Região Metropolitana e do Vale do Sinos, bem como outros integrantes do norte do RS.
Operação Fim da Linha
No dia 2 de fevereiro de 2022, foram cumpridos 35 mandados de prisão preventiva e 73 mandados de busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo, Panambi, Ijuí, Vacaria, Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Alvorada, Soledade e Pelotas.
Nesta data, 25 pessoas foram presas, 62 contas bancárias foram bloqueadas e aproximadamente R$ 25 mil foram apreendidos, além de armas, munições, drogas, veículos e celulares.
Ao todo, a Operação Fim da Linha teve quatro fases: duas focadas em combater a lavagem de dinheiro e duas buscando coibir o tráfico, o comércio de armas e o contrabando. A quarta fase da operação, que começou em Passo Fundo, teve abrangência nacional, com cumprimento ordens judiciais em 23 estados brasileiros.