Um conflito entre indígenas deixou pelo menos cinco pessoas feridas na noite de quinta-feira (23), em Cacique Doble, no norte do RS.
Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários, uma briga começou por volta da meia-noite, na praça do centro da cidade durante um evento do município. A Brigada Militar foi chamada para atender a ocorrência. Três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital.
Depois, os bombeiros foram chamados para atender novo conflito na terra indígena. Dessa vez, outras duas pessoas ficaram feridas por arma de fogo.
Os cinco feridos foram encaminhados ao Hospital São Roque em Cacique Doble. Por causa da gravidade dos ferimentos, dois deles foram encaminhadas ao Hospital São José, em São José do Ouro.
A terra indígena de Cacique Doble registrou diversos conflitos por disputa política nos últimos meses. No fim de outubro, três pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal que buscou restabelecer a ordem e apurar crimes cometidos em meio à disputa de dois grupos pela liderança do local. Em 1º de novembro, cerca de 300 membros da comunidade escolheram um novo líder.
A Força Nacional atua no local desde setembro de 2022, em apoio à Polícia Federal. GZH questionou o Ministério da Justiça, que responde pela Força Nacional, sobre os desdobramentos da operação, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.