Uma adolescente carinhosa e que cuidava da família. É dessa forma que Odair Bertolo descreve a irmã Anelise Amélia Bertolo, 16 anos, morta a facadas pelo ex-namorado em Ubiretama no último domingo (9). Os irmãos moravam juntos na cidade e os pais no interior do município, cerca de dois quilômetros de onde foi encontrado o corpo da adolescente.
— Ela era uma menina muito carinhosa com a família e os amigos e gostava de ajudar todo mundo. Não tinha quem não gostava dela aqui na cidade, era amada por todos — descreve o irmão.
Um dia antes da morte, Anelise estava cuidado da mãe, que trata problemas de saúde. Ainda conforme o irmão, a relação de cuidados com a mãe motivava o sonho de se profissionalizar na área da saúde:
— Ela queria se formar em Medicina para ajudar as pessoas e poder cuidar melhor da nossa mãe. Cuidava muito da mãe, tinha ficado de terça-feira (4) até sábado (8) à tarde no hospital cuidando dela.
O caso
Anelise foi morta na noite de domingo (9), e o corpo encontrado na segunda (10), em uma estrada no interior do município. O ex-namorado de 15 anos assumiu a autoria do crime e foi apreendido e levado ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santo Ângelo.
De acordo com o irmão de Anelise, os adolescentes mantinham uma relação há cerca de dois meses, mas haviam se desentendido. Em depoimento à Polícia Civil, o suspeito disse ter planejado o crime por pelo menos 15 dias.
A investigação segue sob responsabilidade do delegado Charles Dias do Nascimento. No momento, a polícia aguarda o resultado da perícia para concluir alguns detalhes, como a possibilidade de ter havido luta corporal entre os dois antes da morte.