O aumento nos casos de dengue fez com que o município de Cruz Alta, no noroeste gaúcho, destinasse um posto de saúde específico para atender infectados pelo mosquito Aedes aegypti. Trata-se da Unidade Sentinela de Atendimentos à Dengue, que começou a funcionar nesta segunda-feira (15) junto à Estratégia de Saúde da Família (ESF) Centro.
A prefeitura designou uma equipe especializada e organizou a estrutura para atendimento exclusivo aos pacientes com dengue. O local é o único da cidade que disponibiliza o teste rápido NS1, exame realizado do primeiro ao quinto dia de sintomas da dengue, além de hemograma, quando necessário.
A decisão de criar um espaço exclusivo para o tratamento da dengue tem relação com a alta de casos da doença na cidade. Segundo o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Cruz Alta tem 409 casos confirmados de dengue e outros 335 em investigação. O município também já registrou três mortes pela doença em 2024.
Com atendimento especializado, a Unidade Sentinela passa a atender casos suspeitos de dengue das 8h às 20h, de segunda à sexta-feira. De acordo com a secretária municipal de saúde, Daura Melissa Westphalen, a estratégia é centralizar os atendimentos e reduzir a sobrecarga das ESFs e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Cruz Alta.
— Todo aquele paciente que se sentir mal ou qualquer um dos sintomas de dengue, como febre, dores de cabeça, atrás dos olhos e musculares, pode se dirigir à Unidade Sentinela, que fará a triagem, testagem rápida e, posteriormente, se for o caso, a hidratação correta endovenosa ou via oral — informou a secretária.
Além da Unidade Sentinela, os postos de saúde dos bairros de Cruz Alta continuam atendendo pacientes com dificuldade de locomoção ou que não podem se deslocar até o centro da cidade.
A dengue causa febre alta, dor de cabeça, manchas na pele, dores no corpo, nas articulações, enjoo ou vômitos. Caso apresentar sintomas de dengue, o paciente deve procurar atendimento para evitar desenvolvimento de quadro grave. Sinais de alarme, como sangramento, tonturas ou desmaios, dor abdominal persistente, devem ser examinadas imediatamente por um médico na emergência.
Acesse a Unidade Sentinela em Cruz Alta
- Endereço: Avenida Venâncio Aires, 2149 — centro (junto à ESF Centro)
- Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia
- Diferencial: disponibiliza teste rápido NS1 e hemograma, além de hidratação endovenosa ou via oral