Em Santo Ângelo, no norte do RS, tutores podem levar seus pets em consultas, aplicação de vermífugo e vacinação na Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa), um posto de saúde com atendimento gratuito aos animais domésticos de famílias de baixa renda.
O serviço funciona desde abril e é o segundo em atividade no Estado, depois de Tramandaí, que inaugurou sua unidade em novembro de 2022. Segundo a prefeitura de Santo Ângelo, a unidade realizou mais de 530 atendimentos em pouco mais de três meses de funcionamento.
A estrutura conta com salas de recepção, consultório médico-veterinário, espaços para internação e observação e de isolamento, onde ficam os animais com doenças transmissíveis.
Ali, uma médica veterinária atende a serviços de baixa complexidade, como consultas, administração de medicamentos básicos, vacinação e receituários.
Animais atropelados e com miíase (infestação de larvas na pele) também recebem o primeiro atendimento na Ubasa. Casos mais graves são encaminhados para atendimento especializado em uma clínica licitada pelo município.
Planos e prioridades
A prioridade para o serviço gratuito são as famílias com renda de até dois salários mínimos e organizações locais de proteção animal. Mas ninguém deixa de ser atendido, disse Paola Wojciechowski, diretora do Setor de Bem-Estar Animal de Santo Ângelo.
— A lei prevê gratuidade apenas para famílias de baixa renda. Para outras situações, prestaremos os primeiros socorros e faremos o devido encaminhamento. A saúde dos animais é a nossa prioridade — afirmou.
Agora, a prefeitura espera firmar convênio com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional Integrada (URI) Santo Ângelo para a oferta de exames laboratoriais, como raio-X, ultrassom e hemogramas, para os pets assistidos pelo município.
Segundo o município, há uma reserva de recursos para instalar um bloco cirúrgico na Ubasa, já em 2024. O setor ficaria em uma das salas onde hoje funciona a internação.
Serviço
A Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa) fica junto ao Setor de Proteção e Bem-Estar Animal, em Santo Ângelo, na Rua Marechal Floriano, 160 (antiga Secretaria de Obras).
O horário de atendimento é das 8h30min às 11h30min, e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Telefone de contato: (55) 9 9687-5335.