Na manhã ensolarada deste sábado (15), os moradores da Vila Ipiranga de Passo Fundo, no norte do Estado, tiveram a oportunidade de acessar de perto os diversos serviços públicos oferecidos pela prefeitura. Através do programa Bairro a Bairro, cerca de 3 mil pessoas foram atendidas em ação que marca a entrega de demandas como asfalto, iluminação e limpeza da região.
Nas salas de aula e em tendas montadas em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Maria Catarina, foram disponibilizados serviços de saúde, avaliações e orientações físicas, informações sobre vagas de emprego, atendimentos de beleza, castração de animais e orientações sobre programas sociais. Entre as atrações, também ocorreram apresentações culturais da escola de música Yamandu Costa e brinquedos para as crianças.
A agente comunitária e moradora do bairro Rosangela dos Santos Alves, 48 anos, foi uma das moradoras que aproveitou as ações gratuitas para realizar a tipagem sanguínea:
— Eu não lembrava qual era o meu tipo sanguíneo, o meu resultado antigo está guardado com outros documentos. Vimos que tinha e alguns colegas perguntaram se eu lembrava, e como disse que não, vim realizar aqui.
Obras e intervenções
Durante os 30 dias que antecederam a ação, foram realizadas obras demandadas pelos moradores, defendidas pelos representantes do bairro e coordenação de movimentos populares. Na Vila Ipiranga, foram realizadas canalização, pavimentação e iluminação.
— Esse bairro tinha demanda de asfaltamento total de uma das ruas, e também sinalização, iluminação e canalização, pois haviam muitas bocas de lobo entupidas. E nesta ação, a gente entrega tudo à comunidade — comenta o coordenador do programa, Daison de Andrade da Silva.
No total, foram gastos cerca de R$ 500 mil em obras de asfaltamento. Também foram instaladas 77 placas de sinalização, e refeitas as pinturas de lombadas, faixas de travessia de pedestres, divisórias de pista e faixas de retenção. Na iluminação, foram instaladas cerca de 390 luminárias de led, em substituição das lâmpadas vapor de sódio.
— O asfalto é uma demanda muito pedida. Nos próximos dias vamos lançar mais um programa para ouvir de novo a comunidade, para ouvir os pedidos e atendê-los. Mas o encontro com a comunidade é muito importante, ouvir a comunidade escolar, diretores, é muito importante e vamos manter sempre esse programa — afirma o prefeito Pedro Almeida.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo