O Observatório Araucária, de Passo Fundo, no norte gaúcho, registrou na noite de quarta-feira (30) uma sequência de pontos luminosos cruzando o céu, o que gerou curiosidade entre a comunidade.
O fenômeno, inicialmente identificado como um "objeto estranho", era na verdade a trilha de satélites Starlink do grupo 10-13, lançado pela SpaceX com 23 satélites a bordo.
O grupo saiu do Complexo de Lançamento Espacial 4 (SLC-4), na Base da Força Espacial de Vandenberg, Califórnia, EUA, na quarta-feira, às 18h10 (horário de Brasília).
Logo após o lançamento, os satélites permanecem em formação alinhada, gerando uma "trilha" visível no céu durante as primeiras horas. Com o tempo, eles se distanciam para assumir suas órbitas finais, o que diminui o efeito visual para os observadores.
Conforme o astrônomo amador Vitor José, responsável pelo observatório, esta não foi a primeira trilha de satélites Starlink visível nos últimos dias. Em 23 de outubro, o grupo Starlink 6-61, também com 23 satélites de segunda geração, foi lançado a partir de Cabo Canaveral, Flórida, oferecendo um espetáculo semelhante.
— Esses lançamentos frequentes fazem parte do esforço contínuo da SpaceX para expandir sua rede global de internet de alta velocidade, proporcionando também um breve espetáculo visual para os amantes da astronomia e observadores ocasionais — destacou.