A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou descarte irregular de animais mortos no interior de Água Santa, no norte do Estado. A operação aconteceu na quinta-feira (7).
Após denúncia anônima, a polícia localizou uma propriedade com cerca de 500 cabeças de gado. Durante inspeção no local, foram encontradas, em uma estrada próxima, carcaças de animais descartadas de forma inadequada. Verificou-se também que alguns dos animais haviam morrido recentemente.
O proprietário do local não apresentou a licença prevista para a criação de bovinos em semiconfinamento, como prevê a resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) 372/2018.
O dono também não apresentou o laudo veterinário da causa da morte dos animais da propriedade. Com isso, o 3º BABM acionou os fiscais ambientais do município para realizar uma vistoria e acompanhar o ocorrido.
O homem foi autuado pelo crime de poluição. A prática de depositar restos de animais mortos em áreas públicas representa risco de contaminação do solo, da água e do ar, além de disseminar doenças, o que compromete a saúde pública e bem-estar dos moradores e comunidade local.