A terceira edição da Feitech, feira de inovação e tecnologia de Passo Fundo, iniciou na quinta-feira (24) e termina neste sábado (26) no Gran Palazzo Centro de Eventos.
Com expectativa de superar a marca de 5 mil visitantes da edição anterior, o evento tem como objetivo demonstrar que a inovação vai além da tecnologia: trata-se de criar soluções práticas e acessíveis para empresas e público local.
A seguir, a reportagem de GZH Passo Fundo destaca quatro soluções inovadoras apresentadas por expositores que prometem transformar diversos setores.
Tratamento do câncer com nitrogênio líquido
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) levou para a feira uma técnica revolucionária em parceria com a KTR Medical: o uso de nitrogênio líquido para o tratamento de câncer. O método consiste em um congelamento rápido e minimamente invasivo de tumores.
Leandro Najfeld, diretor de Operações da KTR, relatou o sucesso do primeiro procedimento realizado no HSVP, quando um paciente com câncer de próstata, após várias intervenções, recebeu alta em menos de 24 horas, sem dores ou cortes.
O tratamento pode ser aplicado em diversas áreas, incluindo ossos, mama, rins, fígado e pulmão.
Ecossistema de Inovação
O diretor da Escola Politécnica da Atitus Educação, João Henrique de Souza, destacou o ecossistema inovador da faculdade, que vai além da educação tradicional.
Com uma variedade de cursos, como a Startup Academy, a instituição oferece treinamentos para formar líderes e desenvolver empreendedores. O diferencial é que os alunos podem sair formados e com uma empresa em funcionamento.
A Atitus também colabora com empresas como a Tecnova, que oferece consultoria para a indústria metal-mecânica, e a Wise, que ajuda prefeituras a desenvolver núcleos de inovação.
Fotobiorreator com microalgas
O professor do programa de pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), Marcos Antonio Leite Frandoloso, apresentou um protótipo que atua como uma "janela verde".
O fotobiorreator usa microalgas para sequestrar dióxido de carbono através da fotossíntese, transformando-o em bioprodutos como bioplásticos e biofertilizantes.
Este projeto não apenas aborda a crise climática, mas também propõe uma inovação na arquitetura, oferecendo uma solução estética e funcional para as edificações.
Sustentabilidade e reuso de equipamentos
A Newconnect Eletrônica, empresa passo-fundense com mais de 20 anos de mercado, apresentou soluções focadas na sustentabilidade.
Entre os projetos estão equipamentos personalizados como no-breaks para diversos setores, incluindo hospitais e indústrias.
— Além disso, todos os meses consertamos mais de 1 mil equipamentos, evitando que 200 toneladas de lixo eletrônico sejam descartadas — disse o proprietário Nei Mello dos Santos.
Serviço: Feitech 2024
- Quando: 24, 25 e 26 de outubro
- Onde: Gran Palazzo Centro de Eventos (Rua Antônio Marinho de Albuquerque, 1.275 – Valinhos, Passo Fundo)
- Horário: das 9h às 18h
- As inscrições são feitas pelo aplicativo, disponível para Android e iOS
- Mais informações neste site.