O Aeroporto Comandante Kramer, de Erechim, no norte gaúcho, não terá operação de voos até 8 de novembro. O terminal passa por obras no período que antecede a Frinape, a feira comercial e industrial da cidade.
As melhorias incluem cercamento, pintura da pista, manutenção do sistema de balizamento e instalação de equipamento que ajuda na navegação aérea e orienta os pilotos no início da pista de pouso e decolagem.
O investimento para as obras é de R$ 1,8 milhão. Como o terminal é federal, a maior parte veio da União. Há, ainda, recursos do Estado, da prefeitura de Erechim e de emendas parlamentares.
O aeroporto de Erechim é usado diariamente por aviões particulares de pequeno porte para o transporte de passageiros.
Conforme o secretário municipal de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, o objetivo é ampliar a capacidade do terminal para que possa receber aviões de grande porte no futuro.
— Temos em torno 39 aeronaves de empresários da cidade, que fazem uso do aeroporto. Essas ações de melhorias vão ajudar especialmente empresários e clientes, para que tenham melhores condições de decolar e aterrissar na cidade — disse.
A Frinape acontece de 14 e 24 de novembro e é uma das maiores feiras da Região Norte do Rio Grande do Sul. O Parque da Accie, onde o evento acontece, também passa por melhorias para receber milhares de visitantes durante a feira.