Por: Caroline Farias Barreto, Brenda Picoli Gheno e Danubia Almeida
A realidade climática remete para os eventos extemos que assolam a todas as pessoas sem distinção social, política e religiosa. A forma como vamos produzir alimentos no campo precisa mudar para se adaptar a esta “nova” normalidade, onde as técnicas e as práticas de condução das lavouras precisam se ajustar rapidamente para assegurar manutenção ou até mesmo melhorar os níveis de produtividade. Como fazer isso? Não existem máquinas, equipamentos e fórmulas tecnológicas mágicas que possam resolver esta situação, entretanto, o conhecimento científico produzido nas faculdades e nas instituições de pesquisa, conjuntamente com o ensino podem e devem indicar o caminho para mitigação dos efeitos climáticos no nosso dia a dia.
Por meio da aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula, os alunos realizam projetos e pesquisas para investigar, testar e coletar resultados. A importância da pesquisa é indiscutível, pois existe uma necessidade permanente de avanços na agricultura e demais áreas do conhecimento. Desta forma, estudos baseados em pesquisas podem fornecer dados importantes para a implementação de medidas de mitigação e prevenção em diversas áreas, incluindo as mudanças climáticas, que têm gerado preocupações crescentes.
Em maio de 2024, intensas chuvas causaram sérios danos em várias regiões do Rio Grande do Sul. Um trabalho de conclusão da aluna Danubia de Almeida do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU de Caxias do Sul investigou os efeitos das chuvas em produtores rurais de 33 municípios do Estado, com o objetivo de coletar dados por meio de questionários aplicados a produtores para entender a extensão dos danos, especialmente em relação à acessibilidade e à logística.
Após a coleta, foram identificados os municípios mais afetados, permitindo uma compreensão clara da extensão dos danos e dos bloqueios nas estradas conforme a localidade. A elaboração de um mapa com os municípios afetados (veja a lista dos municípios abaixo) facilitou a visualização das áreas vulneráveis e aprimorou o planejamento de ações efetivas no setor agropecuário. Com essas informações, o estudo pretende sugerir a implementação de medidas preventivas a futuros eventos climáticos extremos, destacando a importância de ações preventivas e a necessidade de adaptação para garantir a sustentabilidade das atividades agropecuárias.
A relevância deste estudo foi evidente no contexto acadêmico, pois proporcionou aos estudantes uma compreensão prática dos desafios enfrentados. Além disso, possibilitará a formulação de propostas, como a criação de planos de gestão de risco, a capacitação de produtores rurais e o monitoramento das condições climáticas. Essas propostas podem ser enriquecidas por pesquisas acadêmicas, destacando a importância de desenvolver habilidades analíticas e de pesquisa, que são aplicáveis na formulação de políticas públicas e iniciativas de prevenção.
Municípios afetados pelas enchentes
- Barão
- Boa Vista do Sul
- Brochier
- Carlos Barbosa
- Caxias do Sul
- Coronel Pilar
- Fagundes Varela
- Farroupilha
- Feliz
- Flores da Cunha
- Harmonia
- Imigrante
- Maratá
- Montenegro
- Nova Araçá
- Nova Pádua
- Nova Prata
- Nova Roma do Sul
- Poço das Antas
- Protásio Alves
- Roca Sales
- Salvador do Sul
- Santa Tereza
- São José do Sul
- São Pedro da Serra
- São Sebastião do Ca
- São Vendelino
- Teutônia
- Tupandi
- Veranópolis
- Vila Flores
- Vista Alegre do Prata
- Westfália