Um fenômeno astronômico raro foi registrado na noite de terça-feira (17) em Passo Fundo, no norte gaúcho. Por volta das 23h44min, o Observatório Astronômico Araucária captou o eclipse lunar parcial, que coincidiu com a Superlua.
O eclipse lunar se dá quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua em fase cheia. Durante o evento, apenas uma pequena parte da Lua entrou na sombra da Terra.
Já a Superlua acontece quando a Lua, em sua fase cheia, chega ao ponto mais próximo da Terra.
O resultado foi um espetáculo que, apesar de sutil, atraiu atraiu a atenção de astrônomos e curiosos que aproveitaram a rara oportunidade para observar o céu. Assim descreveu o astrônomo amador Vitor José, responsável pelo observatório.
— A Superlua, que ocorre quando o satélite atinge o ponto mais próximo da Terra, fez com que a Lua parecesse maior e mais brilhante, intensificando a beleza do eclipse — declarou.

Fenômeno também foi observado com binóculos em Santa Maria
No centro do Rio Grande do Sul, o eclipse lunar parcial também foi observado por volta das 23h40min. Em Santa Maria, o registro foi feito por Fabricio Colvero, idealizador do projeto Bate-Papo Astronômico.
De acordo com ele, apesar do projeto possuir potentes telescópios, desta vez a intenção foi mostrar que é possível praticar astronomia também com binóculos, sendo este muitas vezes o equipamento recomendado para iniciantes.
— Para facilitar o registro, foi utilizado um suporte para o celular, onde ele fica acoplado a uma das lentes do binóculo — contou.

Colvero também explica que os melhores binóculos para astronomia são os que possuem pouco aumento, geralmente na ordem de 10 a 15 vezes, e com objetivas de pelo menos 50mm. Ele reforça que, em hipótese alguma, estes equipamentos podem ser utilizados para observar o Sol, podendo causar danos instantâneos e permanentes à visão.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis clicando aqui ou nas redes sociais através do @batepapoastronomico.