- Prazo para encaminhar o alistamento militar obrigatório termina no domingo (30)
- Em Passo Fundo, a Junta Militar funciona das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
- É necessário apresentar a carteira de identidade e um comprovante de residência
Termina nesta semana o prazo para que os jovens do sexo masculino nascidos em 2006 procurem a Junta do Serviço Militar para encaminhar o alistamento obrigatório. Quem completa 18 anos em 2024 tem até o próximo domingo (30) para emitir o documento e, mesmo aqueles que fazem aniversário após a data final, devem se alistar.
O não comparecimento acarreta diversas consequências ao cidadão nos sistemas públicos. Quem fica em débito com o Exército brasileiro se tornar um refratário e não pode assumir cargos ou participar de concursos públicos e emitir o passaporte; no caso de heranças, também fica impedido de receber o valor.
A expectativa é de que mais de 1,5 mil jovens se alistem em Passo Fundo. Todos os chamados pelo Exército prestam o serviço militar obrigatório em Alegrete, na região da Fronteira Oeste.
Para se alistar é necessário apresentar a carteira de identidade e um comprovante de residência na Junta Militar de Passo Fundo, que fica na Avenida Brasil, 792 — nos fundos da antiga prefeitura. Outra opção é fazer o alistamento pelo site oficial, mas os jovens devem ficar atentos ao número do Registro de Alistamento, emitido ao final do processo.
Caso esta sequência de 12 dígitos não tenha sido gerada, é um indicativo de que o alistamento não deu certo e deve-se dirigir até a Junta Militar, que funciona das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3311-6043.