Municípios do noroeste gaúcho voltaram a ficar sem energia depois do temporal deste domingo (7). Moradores daquela região enfrentaram a falta de luz entre 29 de dezembro e os primeiros dias de 2024, depois de outra tempestade que causou estragos na rede elétrica.
Nesta segunda-feira (8), a concessionária RGE informou que pelo menos 13 mil clientes continuam sem energia, com concentração maior nas cidades de Santa Rosa e Três Passos. A principal causa dos danos foram galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento. No domingo, 55 mil ficaram sem abastecimento. Até o momento, 76% dos afetados tiveram a luz restabelecida.
Além da rede elétrica, outros estragos foram registrados na Região Noroeste. Em Cândido Godói, casas da área urbana do município ficaram destelhadas e o telhado da igreja da linha São João foi arrancado pela força do vento. Segundo a prefeitura, a energia já foi restabelecida no município.
A Defesa Civil informou que pelo menos 10 famílias foram atingidas pelo temporal em Santa Rosa. O município, que já havia sido o mais prejudicado no temporal de 29 de dezembro, teve casas destelhadas, quedas de árvores em rodovias e falta de energia.
No município de Tucunduva, também há registro de casas destelhadas. Em Campinas das Missões, o vento derrubou árvores em ruas da cidade. Houve falta de luz em alguns pontos, mas, segundo a prefeitura, a energia foi regularizada durante a madrugada. Equipes estão nas ruas averiguando possíveis danos à comunidade.
Em Panambi, o vento destelhou parte do ginásio municipal e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O espaço vai ficar fechado na manhã desta segunda-feira (8) para a remoção de partes do telhado, assim como o parque municipal, para limpeza e retirada dos galhos.
De acordo com a Defesa Civil do município, algumas casas também foram atingidas. Os bairros mais afetados foram Esperança, Arco Íris e Alto Paraíso. Em função da queda de galhos de árvores na rede de energia, a região sul da cidade ficou sem luz. A energia foi restabelecida por volta da 1h40min.
Também há registro de estragos em Ijuí. Veja a situação em outras regiões do Estado nesta reportagem.
O que diz a RGE
Leia a íntegra da nota enviada pela RGE sobre os danos na rede elétrica no norte do RS:
"São Leopoldo, 8 de janeiro de 2024 – Um forte temporal atingiu a Região Norte neste domingo, 7, provocando danos na rede elétrica e impactando o fornecimento de energia. A principal causa dos danos na rede elétrica são galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.
No primeiro momento 55 mil clientes ficaram sem energia elétrica. A RGE já normalizou o fornecimento para 76%. A mobilização das equipes se concentra agora no restabelecimento da energia aos 13 mil clientes restantes, com segurança e no menor prazo possível.
A empresa alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.
Em caso de falta de energia chame a RGE através de um dos canais de atendimento:
- SMS: Envie mensagem com o SEU CÓDIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- WhatsApp: (51) 9 9955.0002
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900."