Durante a madrugada desta sexta-feira (17), o Rio do Mel voltou a transbordar em Iraí, no norte do RS. De acordo com Defesa Civil Municipal, a água invadiu residências e obrigou famílias a saírem de casa novamente. Algumas casas ficaram com água na altura do telhado.
A Defesa Civil não soube precisar número de afetados, . Segundo o órgão, equipes estão atuando na retirada dos atingidos e contabilizando os prejuízos. O prefeito Vilson Bernardi afirma que a enchente é uma das maiores já vivenciadas pelo município.
A chuva começou na tarde de quinta-feira (16). O local mais atingido é a região baixa da cidade, na parte central, onde ficam as ruas Paulo Aires, Valdomiro Dutra, Independência, Adalberto Zeilmann e Santa Júlia.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 24 milímetros no município nas últimas 24 horas.
Problema se repete
Em dois momentos de outubro, a cidade enfrentou outra enchente, que obrigou pelo menos 40 famílias a deixarem suas casas. Iraí chegou a ficar sem abastecimento de água, internet e energia elétrica em decorrência dos temporais.
À época, o município registrou quase 100 milímetros de chuva e as medições no Rio Uruguai marcaram 13,59 metros, o que é considerado cota de inundação.