Centenas de famílias estão sem energia elétrica em Iraí, no norte do Estado, desde a noite de segunda-feira (16), por causa da chuva forte que atingiu o município. A maior parte dos afetados pelo problema reside na zona rural. O bairro Operária também sofre com a falta de energia. As informações são da Defesa Civil do município, que diz que alguns pontos do centro da cidade também estão sem luz.
Procurada, a RGE, responsável pelo abastecimento do município, disse que são 487 clientes sem energia em Iraí — cada "cliente" contabilizado é uma unidade consumidora, podendo ser residencial ou comercial. Em toda a Região Norte, o numero de pontos sem luz chega a 12 mil. Em nota, a concessionária afirma que "segue completamente mobilizada para normalizar o serviço o mais breve possível".
Diante do desabastecimento, três escolas de Iraí estão sem aulas — duas do interior e uma na região central. Nas demais instituições as atividades voltaram nesta quinta-feira (19).
O abastecimento de água na cidade, que também foi prejudicado pela enxurrada, está praticamente regularizado. A única localidade ainda sem água é o bairro de Engarrafamento, conforme a Defesa Civil.
A chuva fez com que o Rio do Mel transbordasse, obrigando mais de cem famílias a deixarem suas casas. Elas seguem desalojadas. Apesar de o rio estar baixando, a orientação é para que os moradores aguardem para voltar a suas casas. Na manhã desta quinta-feira, duas famílias acionaram as equipes da prefeitura por estarem ilhadas.