Junto à solidariedade da doação de toneladas de alimentos, itens de higiene e limpeza, as doações que saem de Passo Fundo vão também com uma dose extra de carinho. Estudantes das escolas municipais confeccionaram cartazes e cartas com mensagens de apoio para os atingidos pelas enchentes.
Uma das cartas foi escrita pela Manuella, aluna do sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio. Na mensagem, ela fala sobre a necessidade de ter fé e acreditar “que tudo passa”.
"Oi, eu sei que é triste, mas eu quero que você pare de chorar. Já já tudo passa”, desejou a estudante na carta.
Assim como esta, outras três mil cartas e cartazes foram produzidos em escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa também se estendeu a instituições das redes estaduais e privada, como destaca o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.
— Foi uma mobilização rápida e que contou com a colaboração dos professores na confecção de mensagens, bilhetes, cartazes e cartas. Sabemos o quanto é importante dar um suporte emocional a estas famílias e queremos, através das nossas escolas, mostrar que somos parte de uma grande comunidade — relatou Teixeira.
O município lançou na terça-feira (5), a campanha Passo Fundo Solidária e segue recebendo doações de móveis, cobertores, materiais de construção, produtos de higiene e limpeza e alimentos até o sábado (16), quando ocorre o Dia D de arrecadação, no Parque da Gare. O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, valorizou a iniciativa proposta aos estudantes.
— Esse gesto demonstra que estamos construindo uma geração de pessoas dispostas a ajudar, a se envolver com a comunidade de uma forma tão carinhosa e afetuosa — comentou.
Como ajudar
As doações devem ser feitas nos seguintes pontos de arrecadação:
- 3º RPMon (Rua Scarpellini Ghezzi — bairro São Cristóvão)
- Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas)
- Secretaria Municipal de Segurança Pública
- Câmara de Vereadores
- Bella Città Shopping
- Passo Fundo Shopping
- Supermercados e empresas parceiras identificadas com o selo da campanha.
Nessa quinta-feira (7), o município abriu mais três pontos de triagem de doações:
- Ginásio da Paróquia São Cristóvão
- EMEF Wolmar Salton (Rua Claudino Toldo, 155 — bairro São Cristóvão)
- EMEF Helena Salton (Rua Francisco Bianchini, 444 — Loteamento Dr. César Santos)