Uma escuta de atenção e afeto oferecida de forma gratuita e sigilosa em qualquer hora do dia. De forma voluntária, o serviço oferecido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) recebe mais de 10 mil ligações diárias feitas por pessoas de todo o país. Porém, destas, apenas 7 mil conseguem ser atendidas devido à falta de voluntários disponíveis.
Com mês especial focado na prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo concentra as ações de divulgação dos serviços prestados pela CVV. Por consequência, a procura pelo atendimento aumenta e a equipe de voluntários faz horários estendidos e em regime de plantão para dar conta da demanda.
— Ainda tem pessoas que não sabem da disponibilidade dessa escuta ativa e apoio emocional. Acreditamos que, nesse momento, por conta dos problemas que estamos enfrentando com as chuvas no Estado, as pessoas ligam porque precisam de alguém para ouvir seus anseios, e estamos trabalhando nisso — disse a voluntária do CVV de Passo Fundo, Cláudia Chaves.
Para realizar o serviço, os voluntários passam por treinamento que os torna aptos a realizar os atendimentos. O curso de formação leva de 12 a 15 encontros, com duração de 3h cada. Ao final, os voluntários cumprem um estágio de 90 dias antes de serem aprovados.
Em Passo Fundo, é possível entrar em contato para fazer a inscrição através do e-mail passofundo@cvv.org.br.
— É um serviço de apoio emocional. Para estarmos disponíveis para ouvir, fazemos uma preparação a fim de entregarmos uma escuta ativa e de amorosidade. Nós ouvimos pessoas de todo país, que nunca vimos e nem vamos conhecer, e oferecemos a eles nosso amor — finaliza Claudia.
Depressão atinge 23 milhões no Brasil
Uma pesquisa publicada em 2022 pelo Ministério da Saúde apontou que 11,3% dos brasileiros receberam diagnóstico de depressão em 2021, o que corresponde a cerca de 23 milhões de pessoas.
O número é quase o dobro do divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, que indicava a existência de 12 milhões de brasileiros com depressão.
No Rio Grande do Sul, uma média de três pessoas tiraram a própria vida por dia em 2020. Foram 1.419 óbitos por suicídio naquele ano, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Como buscar apoio do CVV
O CVV oferece apoio emocional sigiloso e gratuito 24 horas, incluindo feriados e fins de semana. É possível utilizar telefone, e-mail ou site.
- Telefone: 188
- E-mail: apoioemocional@cvv.org.br
- Site: cvv.org.br/chat