Augusto Rafael Baldo de Jesus tem apenas cinco anos, mas já sabe o que quer ser quando crescer: gari. Admirador do trabalho dos profissionais que fazem a limpeza e o recolhimento do lixo nas ruas de Passo Fundo, no norte do Estado, o menino espera todos os dias ansiosamente pela passagem da van com os trabalhadores.
Entre abanos e abraços, ele foi conquistando a simpatia dos garis, que se sentiram reconhecidos e valorizados pelo gesto de Augusto.
— Conhecemos o Augusto há mais de um ano, quando ele morava em outra casa ainda. Ele sempre saía para fora de casa para abanar e dar oi para os trabalhadores. No Natal do ano passado, ele quis dar um abraço em cada um de nós. Ficamos apegados a ele pela atenção e carinho que teve. Ele fala que quando crescer quer ser gari. Ele é uma criança muito especial para nós — contou a gari Cristiane Morais da Silva.
Esta semana, Amanda Baldo Padilha, 25 anos, mãe de Augusto, convidou a equipe para a festinha de aniversário do menino, completado no último dia 5 de junho. A comemoração será realizada no domingo (11).
— Perguntamos o que ele queria ganhar e a mãe respondeu que era um caminhão de recolhimento de lixo e uma van, igual a que leva a gente para o trecho. Não pensamos duas vezes: fizemos uma vaquinha entre as 11 pessoas da nossa equipe e compramos os dois brinquedos. Quando chegamos na frente da casa na quarta-feira (7), o Rafael ficou emocionado, seus olhos brilhavam. É muito gratificante ver o reconhecimento de uma criança ao nosso trabalho, isso é muito verdadeiro, não temos palavras para agradecer — conta Cristiane.
A mãe diz que o menino ama os garis, especialmente os que usam roupas de cor laranja e os que trabalham com recolhimento dos resíduos ou popularmente no caminhão de recolhimento de lixo.
— Sempre ensinei a ele ter respeito com todos, mas com eles o Augusto tem uma paixão especial, tanto pelos trabalhadores em si como pelo trabalho que fazem, tanto que pediu para festa ser com a roupa igual a dos garis — contou.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: