Uma espera de mais de cinco décadas deve sair do papel, na ERS-211. A ponte entre os municípios de Campinas do Sul e Ronda Alta começou a ser construída, no norte do Estado. A expectativa é de que as obras sejam concluídas até dezembro de 2023.
No momento, as obras instalam os pilares da ponte, etapa que seria efetuada somente em julho, mas o ritmo acelerado dos trabalhos antecipou esta fase. A ponte será construída sobre o rio Passo Fundo.
— É uma obra histórica para Campinas, para Ronda Alta e, principalmente para as duas regiões, afinal teremos essa ligação tão sonhada. Estamos com a ponte já num estágio bem avançado — pontua o prefeito de Campinas do Sul, Sérgio Battisti.
A travessia atualmente é feita de balsa e as obras são aguardadas desde que a antiga ficou submersa com o lago da barragem. Os pilares devem ser finalizados em cerca de 15 dias e o avanço da construção é recebida com otimismo por quem transita ou vive na região, como é o caso do caminhoneiro Nilson de Quadros:
— Significa muito, pois precisamos desse meio de transporte. Hoje temos de pagar a balsa e depois não vai mais ser pago a travessia. Vai ajudar bastante quem cruza este caminho todos os dias.
A ponte será construída sobre 18 pilares e terá 210 metros de extensão e dez metros de largura. E ainda, 400 metros de asfalto, sendo 200 metros do lado de Campinas do Sul e 200 metros no lado de Ronda Alta, nas cabeceiras da ponte.