Depois de três meses sem direção e de inúmeras incertezas relacionadas ao futebol profissional, o União Frederiquense definiu nesta segunda-feira (28), quem irá comandar o clube pelos próximos dois anos. Trata-se de Vinícius Girardi, que já presidiu o Leão da Colina em outras duas vezes.
O União-FW estava sem presidente desde julho, quando não ocorreram inscrições de chapas interessadas em assumir o clube, visto os problemas financeiros enfrentados pelo time de Frederico Westphalen. A partir disso, algumas lideranças apresentaram iniciativas para que o clube não fechasse as portas em 2025.
Com nova chamada para inscrições de chapas, Vinícius Girardi manifestou interesse em comandar o clube até outubro de 2026. Ele retorna ao União-FW após ter ocupado o cargo de presidente como interino em 2015, e em 2021, quando liderou o Tricolor no título da Divisão de Acesso.
Amor ao clube
Em entrevista à GZH Passo Fundo, Girardi enfatizou que, mesmo com os problemas financeiros, o amor ao clube prevaleceu para retornar à presidência.
— O Frederiquense é uma entidade que engloba toda a nossa região, tem um caráter comunitário, e o dever nos chama nesse momento, para ajudar no saneamento do clube — disse.
Nesse momento, o conselho administrativo não focará no planejamento para a próxima temporada. A ideia é buscar recursos para diminuir a dívida ativa do clube, de R$ 5,7 milhões.
— Nossa ideia é, nos próximos dias, apresentar uma série de ações que possam gerar verbas recorrentes para o clube, para fazer frente a todas as dificuldades que estamos enfrentando. Ressalto que temos mais patrimônio do que dívidas, mas estamos em um momento difícil e temos de fazer frente a todas essas dificuldades — comentou Vinícius, que concluiu:
— Ainda não temos planejamento ao que se refere ao futebol. Estamos esperando a confirmação da Federação Gaúcha de Futebol sobre a Divisão de Acesso ser somente no segundo semestre do ano. Então, até lá, vamos focar em recursos financeiros.
Mudança na Divisão de Acesso
A Divisão de Acesso de 2025 poderá sofrer alteração no período de disputa. Diferentemente dos últimos anos, em que a competição teve início em abril ou maio, a ideia dos clubes é de que ela ocorra entre agosto e novembro.
O principal motivo da mudança é fugir do inverno, minimizando questões como frio, chuva e cuidados com o gramado. Os presidentes alegam que mais pessoas poderiam comparecer ao estádio se o campeonato acontecesse no segundo semestre.
Dos 16 participantes, 12 apoiam a alteração, inclusive o Frederiquense. No entanto, o assunto será pautado e discutido novamente em congresso técnico entre clubes e FGF.
Conselho de administração do União-FW 2024 - 2026
- Presidente: Vinícius Ortigara Girardi;
- Planejamento e Finanças: Pedro Gelson da Costa;
- Patrimônio: Cláudio Loose;
- Futebol Profissional: Celson Luís Oliveira;
- Esportes Amadores: Vanderlei Colle;
- Jurídico: Carlos Dalcin Junior;
- Comunicação e Marketing: Tiago Martins da Silva;
- Quadro Social: Josiê Luan Zanella;
- Eventos: Fabio Mendes Bressan;
- Logística: Raul Pazuch.