Foi durante a primeira edição do Rally de Erechim, em 1998, que os irmãos Juliano e Rafael Sartori descobriram sua paixão pelo esporte. A partir desta quinta-feira (17), eles disputarão a 26ª edição da modalidade na Capital da Amizade.
— A primeira vez que tivemos contato com essa modalidade foi em 98, quando assistimos à prova em Erechim e nos impressionamos com os desafios daqueles pilotos, das equipes e a resistência dos equipamentos relembra Juliano. — Nossa origem no automobilismo vem do kart, mas o desejo de participar de uma prova de automobilismo em dupla nos motivou a participar do Rally.
Os irmãos, que representam Erechim nos campeonatos Gaúcho e Brasileiro da modalidade, competem juntos no Rally 2 (categoria 4x4), sendo Juliano o piloto e Rafael o navegador. Hoje experientes, eles lembram com alegria seu primeiro rally, em 1999.
— Nossa primeira prova foi sem nenhuma experiência. A decisão de quem seria piloto e copiloto foi compartilhada, ambos poderiam guiar, mas o Rafael, sem dúvidas, teria mais capacidade para navegação. Éramos dois novatos com muita vontade de participar e evoluir. A estreia foi em uma etapa de Erechim, com um gol 1.6, na categoria A6. Mesmo não tendo experiência, nos apaixonamos pela modalidade e decidimos seguir — contou Juliano.
O Rally de Erechim é válido pelos campeonatos Sul-Americano de Rally de Velocidade, Brasileiro e Gaúcho da modalidade. No momento, Juliano e Rafael não disputam o primeiro, mas estão na vice colocação nacional e na liderança estadual.
— Estamos confiantes para fazer um grande desempenho em Erechim. Nossos planos neste ano são vencer o Campeonato Gaúcho e tentar brigar até a última etapa pelo Campeonato Brasileiro. Temos duas etapas de cada campeonato e tudo pode acontecer. Precisamos de muita técnica, habilidade e estratégia para conseguirmos vencer — concluiu o piloto.
Preparação
Em meio às seis etapas de ambos os campeonatos que disputam, os irmãos Sartori precisam conciliar a vida pessoal com a preparação. Juliano é médico oncologista, enquanto Rafael é consultor e desenvolvedor de sistemas.
— Temos uma equipe que nos auxilia com a preparação, o marketing, os mecânicos, chefe de logística, visual do carro e por aí vai. Mas também mantemos a forma física e mental em dia, eu (Juliano) faço academia, enquanto o Rafael faz padel. Assim conseguimos coordenar nossas atividades profissionais, que são prioridade nas nossas vidas, pois somos amadores com estrutura profissional dentro do rally — ressaltou Juliano, que completou:
— Desentendimentos ou frustrações com o desempenho de um ou outro podem ocorrer, mas em todos esses anos sempre prevaleceu a nossa parceria, a compreensão das nossas qualidades individuais e o reconhecimento das limitações de cada um.
O Rally de Erechim começa nesta quinta-feira e se estende até domingo (20). A programação, com o horário de largadas das provas, já está disponível.