A primeira vitória do Ypiranga no quadrangular da Série C do Brasileirão veio em um momento crucial. Após empatar três partidas e perder uma, o Canarinho superou o Athletic por 2 a 1, neste sábado (28), no Colosso da Lagoa, em Erechim, e vai para a última rodada com chances de conquistar o acesso inédito à Segunda Divisão nacional.
Para depender apenas de si na última rodada, que ocorre no próximo fim de semana, o Ypiranga precisa de um empate ou vitória do Londrina diante da Ferroviária, neste domingo (29).
Isso porque com o resultado desta noite, o time gaúcho chegou aos seis pontos, e fica um atrás de Ferroviária e Athletic, ambos com sete. Os paranaenses têm quatro pontos e, nesse cenário, chegariam aos cinco ou sete, deixando tudo em aberto no último duelo do quadrangular.
No dia 5 de outubro, o Ypiranga enfrenta a Ferroviária, em São Paulo. Já o Athletic recebe o Londrina, em Minas Gerais. Ambos os jogos ocorrerão às 17h30min.
O jogo
O Ypiranga não se intimidou com o até então líder do grupo e iniciou a partida pressionando no campo ofensivo. No entanto, a primeira boa chegada foi do Athletic. Aos 7 minutos, Djalma finalizou com perigo, o goleiro Allan se complicou na defesa, soltou a bola, mas conseguiu evitar o primeiro gol dos visitantes.
O jogo seguiu bastante movimentado e com boas oportunidades, principalmente do time gaúcho. Aos 14 e aos 15, o Canarinho teve duas boas oportunidades de inaugurar o marcador. A primeira tentativa foi pelo lado esquerdo, quando Willian Gomes cruzou para Cariús cabecear por cima do gol. Na jogada seguinte, Taddei arriscou uma conclusão de fora da área, que também subiu mais alto.
Buscando mais o gol do que os visitantes, o Ypiranga seguiu explorando os lados de campo e obtendo boas oportunidades de bola parada. Uma delas foi aos 25, quando Lucas Marques cobrou falta para área, e Mendonça cabeceou para fora.
Aos 35, foi a vez de Mirandinha armar contra-ataque para os donos da casa, conduzir a bola até a grande área e finalizar com perigo para obrigar o goleiro Jefferson a fazer uma grande defesa, evitar o primeiro gol do duelo e deixar a primeira etapa tudo igual.
Canarinho pressionou e...
Depois do intervalo, o Athletic voltou melhor, criando e atacando mais. No entanto, não conseguiu sustentar por muito tempo. Isso que o Ypiranga buscou equilibrar o confronto e logo abriu o placar.
Aos 12 minutos, Fabrício, que havia substituído Mirandinha três minutos antes, balançou a rede para os donos da casa. Após tabela com Taddei, o jogador apareceu na entrada da área para mandar uma pancada no canto direito do goleiro Jefferson e fazer 1 a 0.
O time gaúcho seguiu melhor e chegou a ter dois pênaltis a seu favor, aos 21. No entanto, errou ambos e não conseguiu ampliar a vantagem. Na primeira cobrança, Cariús cobrou no canto esquerdo, para defesa do goleiro Jefferson. O VAR avisou o juiz sobre uma invasão na área e mandou cobrar novamente. Na segunda tentativa, o camisa 9 mandou na trave.
Aos 35 minutos, após cruzamento na área, Sidimar empurrou a bola para o fundo da rede e marcou contra para o Ypiranga. O juiz chegou marcar impedimento e anular, mas o lance foi analisado e validado pelo VAR: 2 a 0.
O Athletic seguiu tentando diminuir o placar e conseguiu. Aos 49, após cruzamento pelo lado direito, Nathan recebeu na pequena área e finalizou certeiro: 2 a 1.