O Ypiranga finalizou, nesta sexta-feira (27), a preparação para o jogo mais importante da temporada. Para seguir com chances de acesso à Série B do Brasileirão, o Canarinho precisa, obrigatoriamente, vencer o Athletic no confronto que ocorre neste sábado (28), às 20h, no Estádio Colosso da Lagoa.
— Apesar de ser tudo ou nada, precisamos nos manter organizados para conquistarmos a vitória. Esse, aliás, deve ser o maior desafio, porque na situação que estamos, se não estivermos bem postados, nada adianta. Mesmo se no final precisarmos arriscar algo, tem de ser algo treinado e organizado — disse o técnico Thiago Carvalho em entrevista à GZH Passo Fundo.
Segundo o treinador, o enfrentamento será diante de uma equipe muito forte, que vem fazendo um bom campeonato.
— Então vamos precisar ter muita paciência para poder marcar e atacar. Até agora conseguimos contra-atacar, mas não foi possível fazer isso virar oportunidade de gol. Precisamos caprichar e ter mais tranquilidade para tomar a melhor decisão e sair com a vitória;
Passadas quatro rodadas, o time gaúcho ainda não venceu no quadrangular da Série C, por isso a pressão pelo resultado positivo. Foram três empates e uma derrota, que culminaram na última colocação do Grupo B, com três pontos. Nesse cenário, somente duas vitórias nas rodadas restantes, combinado com resultados paralelos, podem aproximar o Ypiranga da Série B de 2025.
Por outro lado, o Athletic chega ao confronto precisando de uma vitória para conquistar o acesso antecipado, visto que ocupam a liderança da chave, com sete pontos. Assim, o comandante do Canarinho reforçou que o jogo coletivo será extremamente importante para segurar os adversários e, mais do que isso, para tornar as oportunidades em gols.
— Será um desafio grande controlar o ataque do Athletic. Eles têm uma ideia de jogo feita com muita qualidade e muito bem treinada. O grupo está ciente de que não precisa definir tudo sozinho. Quando eu digo sozinho é tentar driblar, correr com a bola o tempo todo e isso eu tentei ajustar através de conversas. Temos que fazer um jogo coletivo, de tocar a bola, de fazer algo mais simples e mais efetivo no geral. Tentei, de certa forma, acalmá-los reforçando que o grupo precisa estar conectado dentro de campo, principalmente no setor ofensivo, para tomar as melhores decisões e fazer os gols necessários para sairmos com a vitória — concluiu Carvalho.
Adversários de grupo
No outro confronto da chave, Londrina e Ferroviária se enfrentam no domingo (29), às 18h30min, no Paraná. Caso o Ypiranga vença o Athletic, o melhor resultado nesse confronto seria empate ou vitória do paranaenses, já que as combinações fariam o Canarinho chegar vivo na última rodada, sem precisar de outros resultados.